Upgrade do Sistema de Controlo de Paletizador de Garrafas de Vidro

 

Situação Inicial

Sistema de comando baseado num autómato já descontinuado. Demasiados problemas eléctricos, interface com o operador muito degradada e inexistência de comunicações. Necessidade de automatizar novo centrador de camadas e paletes.

Objetivo

Substituição do autómato por modelo adequado / actualizado, com capacidades de comunicações ethernet e nova interface com o operador de visualização gráfica. Optimização do programa global de funcionamento. Renovação do equipamento eléctrico no interior do quadro. Substituição parcial de sensores e actualização da segurança passiva. Execução do software para os novos mosicos e centragem automática.

Requisitos

O novo autómato deverá ser siemens s7 com interface ethernet. A interface com operador deverá ser uma consola táctil policromática 10” a instalar no mesmo local da original. O quadro inox será o mesmo, sendo substiuído o quadro intermédio por um novo a equipar com uma remota. O software s7 deverá ser completamente novo. Os esquemas eléctricos deverão ser elaborados na totalidade e em português. A duração total dos trabalhos não poderá exceder as duas semanas e será feita em simultanêo com os melhoramentos mecânicos.

Trabalhos Efetuados

Elaboração do projecto eléctrico suportado pelo cad eléctrico eplan. Integração de conversores de frequência nos accionamentos relevantes. Selecção e dimensionamento do novo autómato s7-300 com interface ethernet. Renovação completa das platines do quadro. Execução do software global com a optimização de alguns movimentos. Alteração mecânica e beneficiação da estrutura de suporte da nova consola táctil. Beneficiação parcial da cablagem pertecente à máquina e substituição de sensores em mau estado. Integração na rede ethernet industrial existente para comunicação com outros equipamentos. Acompanhamento do arranque feito no local ao longo de três semanas.

Resultados Obtidos

Maior fiabilidade no funcionamento global. Simplificação assinalável na instalação electrica no interior do quadro, com um número bastante menor de componentes. Interface com o operador muito mais simples e intuitiva. Segurança passiva ficou adequada à directiva máquinas. Enorme simplificação em qualquer futura alteração do programa de funcionamento, através da introdução dos comentários e simbologia no programa. Troca de sinais com os equipamentos a montante e a jusante através da rede ethernet industrial.

Menu