Upgrade do Sistema de Controlo de Máquina de Lavar Garrafas de Vidro

proj_07

Situação Inicial

Sistema de comando baseado num autómato já descontinuado. Interface com o operador bastante limitada e danificada. Inexistência de comunicações.

Objetivo

Substituição do autómato pelo modelo adequado e actualizado, com capacidade de comunicação ethernet. Nova interface com o operador de visualização gráfica. Optimização do programa global de funcionamento da máquina.

Requisitos

O novo autómato deverá ser siemens s7 com interface ethernet. A interface com operador deverá ser uma consola táctil policromáticatica de 15” a instalar no mesmo local da original. O quadro deverá o mesmo, assim como a cablagem entre o quadro e os equipamentosos ao longo da máquina. O software s7 deverá ser completamente novo e integrar as novas funcionalidades dos equipamentos eléctricos introduzidos pelo cliente. Os esquemas eléctricos deverão ser elaborados na totalidade e em português a duração total dos trabalhos não poderá exceder as três semanas.

Trabalhos Efetuados

Elaboração do projecto eléctrico suportado pelo cad eléctrico eplan. Integração no projecto eléctrico dos novos equipamentos a incorporar na máquina. Selecção e dimensionamento do novo autómato s7-300 com interface ethernet, para montagem no espaço deixado vago pela remoção do antigo. Execução do software para o plc, baseado no funcionamento actual mas com rotinas optimizadas a nível dos consumos energéticos e fluídos auxiliares. Alteração mecânica e beneficiação da estrutura de suporte da nova consola táctil, com interface ethernet. Beneficiação completa do quadro eléctrico de comando. Parcial renovação da cablagem de comando. Integração da máquina no sistema scada existente. Colocação em serviço e apoio ao arranque dos diferentes equipamentos. O acesso instalado remoto permitiu o acompanhamento, de uma forma simples e económica, as primeiras semanas de funcionamento da máquina, ao longo das quais foram ajustados alguns parâmetros significativos do respectivo funcionamento.

Resultados Obtidos

Maior fiabilidade no funcionamento global. Eliminação das paragens com razão desconhecida. Interface com o operador muito mais simples e intuitiva. Evidência dos consumos globais de energia e fluídos auxiliares. Menor consumo de água, energia eléctrica e desinfectante. Simplificação total nas próximas alterações do software e entendimento dos esquemas eléctricos.

Menu