Projeto Europeu – Carlos Project

Situação Inicial

Nos espaços de produção de grande dimensão e semi-estruturados colocam-se sérios desafios à mobilidade, segurança e fiabilidade da movimentação dos robots. Esta é a claramente a situação da construção naval. Os estaleiros navais apresentam características únicas que, não só desafiam, como também promovem o interesse de desenvolver robots aptos a executar tarefas repetitivas árduas, cuja produtividade apenas parece melhorar à custa de elevados custos salariais.
objetivo

O problema de base da proposta carlos prende-se com as operações de construção de cabines dos navios, operações estas que incluem atividades de soldadura de pernos e marcação dos pontos de soldadura através de informação em modo cad, de forma a apoiar as posteriores operações de construção.

Requisitos

  • Elevada mobilidade nas instalações do navio;
  • Processo de decisão sobre o trabalho a fazer semi-autónomo;
  • Capacidade autónoma para soldar;
  • Capacidade autónoma para a marcação dos pontos de soldadura;
  • Altamente utilizáveis e facilmente controláveis pelos trabalhadores dos estaleiros;

Trabalhos Efetuados

Plataforma móvel em testes de validação.

Resultados Obtidos

Para mais informação, visite carlosproject.eu

Carlos é financiado pela Comissão Europeia e integra 5 PME´s e 3 entidades do Sistema Científico e Tecnológico de 3 países diferentes.
A investigação que conduz aos resultados deste projeto é financiada pelo European Union Seventh Framework Programme (FP7/2012-2014) através do contrato N.º 606363.

Menu