Automatização de Instalação de Frio Industrial

 

Situação Inicial

A instalação existente apresentava funcionamento bastante deficiente, necessitava de renovação de alguns equipamentos e melhoramentos a nível do quadro de comando.

Objetivo

Refazer completamente a filosofia de controlo através de um programa completamente novo. Integração dos equipamentos alterados e de outros que estavam dispersos. Beneficiação do quadro de comando. Implementação de um sistema de supervisão remoto.

Requisitos

Deverá ser máxima a utilização de materiais eléctricos recuperados. A interface de comunicações deverá ser ethernet para posterior interligação à rede industrial existente. Os conversores de frequência a integrar deverão ter ip54 danfoss. Deverão ser executados novos esquemas eléctricos e novo programa devidamente comentado. O sistema de supervisão wincc existente deverá ser ampliado para suportar esta instalação.

Trabalhos Efetuados

Elaboração dos novos esquemas eléctricos globais, suportados em eplan, integrando as ampliaçãoes desejadas da instalação. Ampliação do autómato existente e integração do novo interface táctil. Execução do software de controlo para o plc, conforme novo algoritmo, para os equipamentos existentes e novos. Montagem dos novos conversores de frequência nos motores relevantes e renovação de alguns sensores. Montagem eléctrica dos equipamentos transferidos e “novos”. Interligação do quadro à rede ethernet industrial existente e execução das novas páginas do wincc para a supervisão remota da instalação. Os trabalhos, foram desenvolvidos em várias fases, sempre com a instalação em funcionamento, tendo sido só permitidas paragens mínimas. O acompanhamento do arranque foi feito no local e remotamente (através da ligação ethernet).

Resultados Obtidos

O consumo de energia eléctrica baixou drasticamente assim como o número de arranques e paragens dos compressores. A temperatura e pressão da água glicolada fornecida aos diferented consumidores passou a estar muito mais estável e dentro dos limites desejados. A interface com o operador ficou muito mais simples e intuitiva. O sistema de diagnóstico foi substancialmente melhorado. O quadro ficou devidamente identificado e beneficiado. Os sistemas dispersos foram bem integrados o que ajudou a simplificar a operação da instalação.

Menu