Automatização de Captações de Água Mineral

 

Situação Inicial

Quadros de comando locais sem qualquer possibildade de ampliação para os satisfação dos novos requisitos. Inexistência de um qualquer sistema de comando centralizado e relativamente distantes da unidade fabril, sem possibildade de instalação de cabos de comunicação.

Objetivo

Implementar um sistema automático integrado de gestão dos volumes captados em função do volume de água armazenado na unidade fabril.

Requisitos

O sistema deverá ser baseado no software scada wincc e localizado na unidade fabril. Os quadros locais deverão novos e com capacidade de comunicação sem fios. As bombs de captação serão equipadas com conversores de frequência.

Trabalhos efetuados

Substituição em cada captação os quadros existentes pelos novos, baseados num autómato programável e comunicação gsm. Instalação na unidade fabril de um quadro central para controlo da armazenagem e comunicação com as captações via gsm. Implementação de um sistema scada para a supervisão e monitorização de todo o sistema. Todos os dados recolhidos de uma forma automática, quantitativos e qualitativos, ficam guardados na base de dados no sistema de supervisão, para posterior consulta.

Resultados obtidos

Maior fiabilidade funcionamento dos quadros locais, adaptação automática do caudal de exploração ao nivel da captaçâo / nivel de armazenagem, aquisição automática dos dados relevantes e acesso remoto a cada uma das captações. Gestão automática dos caudais de exploração em função do nível desejado para os depósitos de armazenagem. Supervisão em tempo real de todo o sistema e emissão automática dos relatórios configurados. Para além de toda a simplicidade de operação foi conseguida a poupança de água captada ao adequar o volume captado ao volume consumido. Conseguiu-se também de uma forma automática perservar as características geológicas de cada uma das captações.

Menu